No momento, você está visualizando Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto lança 3ª edição do livro “Coloproctologia: Princípios e Práticas”
Capa Livro Coloprocto 3a ed. Editora Atheneu

Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto lança 3ª edição do livro “Coloproctologia: Princípios e Práticas”

Obra atualizada reúne 25 capítulos e incorpora novas tecnologias cirúrgicas

O professor associado do Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, José Joaquim Ribeiro da Rocha, lança a 3ª edição (2026) do livro Coloproctologia: Princípios e Práticas, publicado pela Editora Atheneu.

Estruturada de forma sistematizada, a obra contempla aspectos de etiologia, epidemiologia, fisiopatologia, quadro clínico, terapêutica e exames complementares. A nova edição reúne 25 capítulos e incorpora abordagens atuais, como videolaparoscopia, cirurgia robótica, cápsula endoscópica e acesso endoscópico transanal.

Esta edição foi revisada e atualizada, mantendo o formato didático das versões anteriores e voltada à formação acadêmica e à atualização profissional. 


Dr. Fisiologia — Assessoria de Comunicação da FMRP-USP