Participação é aberta a adultos com 18 anos ou mais e contribui para o desenvolvimento de um teste computacional na área de saúde mental
Uma pesquisa científica aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, está precisando de voluntários para participar de um estudo online sobre Teoria da Mente, habilidade relacionada à capacidade de compreender pensamentos, intenções e emoções de outras pessoas.
O estudo tem como objetivo desenvolver e avaliar um teste computacional voltado à medição dessa habilidade social em adultos. A proposta é contribuir para a criação de um instrumento capaz de analisar, com maior precisão, aspectos envolvidos nas interações sociais e no comportamento humano.
Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais. A participação é totalmente online. Os voluntários deverão ler e aceitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), preencher um breve questionário sociodemográfico, responder a um instrumento de rastreio de dificuldades cognitivas e realizar a tarefa principal da pesquisa.
A validação do teste depende da participação de pessoas da população geral, o que permitirá aos pesquisadores avaliar a qualidade e a precisão do instrumento em desenvolvimento.
Os interessados podem participar pelo link.
Mais informações podem ser obtidas com o pesquisador José Vitor de Lima Neto, pelo e-mail josevitordeneto@usp.br ou pelo telefone/WhatsApp (82) 9 8860-3234.
Aline Nascimento
Dr. Fisiologia — Assessoria de Comunicação da FMRP-USP